23.2 C
São Paulo
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Finanças em dia deve estar entre as principais metas de ano novo

Especialista em investimentos e educação financeira explica que ter o hábito de investir fará toda a diferença em 2023

O começo do ano vem cheio de expectativas, mas também cheio de contas para pagar. Desde os gastos parcelados do Natal e das festas de fim de ano, até as habituais despesas com matrículas, material escolar, IPTU, dentre tantas outras. E como a maioria das pessoas não traça um planejamento anual, acaba começando o ano com dificuldades financeiras.

Estar com a vida financeira em dia é um importante componente do bem-estar geral das pessoas e das famílias. Mas infelizmente, de acordo com o CNDL/SPC Brasil existem atualmente 65 milhões de brasileiros inadimplentes, isto representa aproximadamente 40% da população adulta do país. Um cenário grave, causado pela ausência da educação financeira ao longo dos anos. A grande maioria das pessoas está nessa situação por não respeitar o próprio padrão de vida. 

Por isso, é fazendo o controle do orçamento que conseguimos istrar bem a vida financeira. Com planejamento fica mais fácil estabelecer prioridades e identificar possíveis desperdícios de dinheiro.

Então, antes que este Novo Ano entre no modo automático, inclua nas suas metas de 2023:

•           Gastar com o que é necessário;

•           Economizar no que é possível;

•           Investir com maior disciplina.

A Gerente de Investimentos e Educação Financeira da Unicred Central Conexão, Vivien Aucar, explica que com o orçamento em dia é hora de adotar um hábito financeiro que fará uma enorme diferença na vida: investir regularmente, aproveitando a alta da Selic. E para isso, ela tira algumas dúvidas sobre os produtos que as principais instituições financeiras oferecem: 

É verdade que o Brasil tem uma das maiores taxas de juros reais do mundo?

É isso mesmo. Em um ranking com 40 países, se considerarmos as taxas de juros atuais descontadas a inflação projetada para os próximos 12 meses, o Brasil apresenta juros reais de 8,16%, ficando em primeiro lugar, logo em seguida vem o México (5,39%), levantamento da Infinity Asset.

Por que a Selic está subindo">

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio