Açucena (Nena) convenceu os pais a arem duas semanas em sua casa. Ofereceu agens aéreas, mas não teve acordo. O casal é arretado, pau pra toda obra, mas não sobe num avião nem que a vaca tussa. A viagem até o Terminal João Tomé, em Fortaleza, de 7 horas e 21 minutos, foi tão tranquila que pareceu durar só 7 horas e 15 minutos. Baldearam e chegaram ao Terminal Rodoviário Tietê 2 dias, 15 horas e 39 minutos depois de deixarem Camocim, no interior do Ceará. Dona Severina desembarcou com os Quarto Arriado e a Espinhela Caída e seu Nonato com dor no Mucumbu. Mas esqueceram tudo ao verem a filha e as netas na plataforma. O genro Gaudêncio, gaúcho de Pelotas e professor de História, ficou no carro aguardando.
O plano era ficar 3 dias com os pais para explicar a rotina da casa e embarcar num Cruzeiro pela América do Sul para comemorar 10 anos de casado, mas a longa viagem abreviou o tempo. As crianças, em férias, ficaram com os avós. A escola oferece turno de recreação e o casal teria as tardes livres para ear, mas desistiram após serem assaltados na praça da Sé.
A espinhela piorou e apareceu uma Dor na Costa que Responde na Perna. Seu Nonato sofria para Obrar e ficou Difruço. O paraibano Sebastião, zelador no condomínio que a família reside, levou o casal ao hospital onde Nena é médica residente e sua amiga Das Dores, mineirinha de Viçosa, é auxiliar de enfermagem e cuida da triagem. Tião deixou o telefone de contato e voltou para o trabalho. Mas aí a confusão começou:
- Tarde gente! – disse Das Dores. Apruma o corpo dona. O plantão tá Arroiado mas eu vou Acudir Ocêis. O Quequiá gente?
- Tô com um Aperreio Danado e Dor na Costa que Responde na Perna. Lancei a noite inteira e quase tive amento. O véio Nonato tá com uma Dor da Bexiga no Mucumbu, Pito Frouxo e ficou Difruço.
- Mas tem base um trem desse? A senhora consegue endireita a cacunda">
Risada garantida!! Rsrs
Mesma língua num País gigante impossível. Quando viajamos pelo nosso Brasil vivenciamos essas e outras situações, acho um charme o “óla” do RGN, adoro o “bah” de POA, me divirto com o “caracaxxxxx” do RJ ????????? e quem não ama o “trem bão” do queijo mineiro uai !!!!!!!
Obrigado Rosa por seu comentário. Abs.
Bah, tchê! Crônica avexada de boa. Parabéns!
Abraço
Jaeder Wiler
Obrigado pelo comentário Jaeder. Abraço.
Obrigado pelo comentário, Jaeder. Abraço.