21.5 C
São Paulo
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Português regional: muito léxico, pouco nexo.

Açucena (Nena) convenceu os pais a arem duas semanas em sua casa. Ofereceu agens aéreas, mas não teve acordo. O casal é arretado, pau pra toda obra, mas não sobe num avião nem que a vaca tussa. A viagem até o Terminal João Tomé, em Fortaleza, de 7 horas e 21 minutos, foi tão tranquila que pareceu durar só 7 horas e 15 minutos. Baldearam e chegaram ao Terminal Rodoviário Tietê 2 dias, 15 horas e 39 minutos depois de deixarem Camocim, no interior do Ceará. Dona Severina desembarcou com os Quarto Arriado e a Espinhela Caída e seu Nonato com dor no Mucumbu. Mas esqueceram tudo ao verem a filha e as netas na plataforma. O genro Gaudêncio, gaúcho de Pelotas e professor de História, ficou no carro aguardando.

O plano era ficar 3 dias com os pais para explicar a rotina da casa e embarcar num Cruzeiro pela América do Sul para comemorar 10 anos de casado, mas a longa viagem abreviou o tempo. As crianças, em férias, ficaram com os avós. A escola oferece turno de recreação e o casal teria as tardes livres para ear, mas desistiram após serem assaltados na praça da Sé.

A espinhela piorou e apareceu uma Dor na Costa que Responde na Perna. Seu Nonato sofria para Obrar e ficou Difruço. O paraibano Sebastião, zelador no condomínio que a família reside, levou o casal ao hospital onde Nena é médica residente e sua amiga Das Dores, mineirinha de Viçosa, é auxiliar de enfermagem e cuida da triagem. Tião deixou o telefone de contato e voltou para o trabalho. Mas aí a confusão começou:

  • Tarde gente! – disse Das Dores. Apruma o corpo dona. O plantão tá Arroiado mas eu vou Acudir Ocêis. O Quequiá gente?
  • Tô com um Aperreio Danado e Dor na Costa que Responde na Perna. Lancei a noite inteira e quase tive amento. O véio Nonato tá com uma Dor da Bexiga no Mucumbu, Pito Frouxo e ficou Difruço.
  • Mas tem base um trem desse? A senhora consegue endireita a cacunda">
    Laerte Temple
    Laerte Temple
    , advogado, mestre, doutor, professor universitário. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle). Crônicas de humor toda sexta-feira, às 10h.

6 COMENTÁRIOS

  1. Mesma língua num País gigante impossível. Quando viajamos pelo nosso Brasil vivenciamos essas e outras situações, acho um charme o “óla” do RGN, adoro o “bah” de POA, me divirto com o “caracaxxxxx” do RJ ????????? e quem não ama o “trem bão” do queijo mineiro uai !!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

A Influencer na I das BETs

O Conclave quase não rolou

O homem que sabia de menos

O bêbado e o pecador

Patrocínio