O coreógrafo e pesquisador cultural Paulo Fernandes é um dos vários artistas que recebeu o Certificado de Reconhecimento Internacional OCBAL (Organização Cultural Brasil América Latina) edição 2023.
Há vários anos o prêmio é concedido aos artistas que se destacam em suas aéreas desde artes plásticas, fotografia, literatura, música e cultura, além de outros segmentos.
Paulo Fernandes é um dos artistas mais importantes do Brasil na defesa e preservação da cultura Bantu. Seu trabalho já foi levado para vários lugares onde recebeu aplausos e reconhecimento de público e crítica especializada.
O reconhecimento Internacional por parte da OCBAL é mais uma conquista por seu trabalho, esforço e valorização da cultura Bantu.

A cultura Bantu é uma das principais matrizes culturais do continente africano e, consequentemente, do Brasil. Essa cultura é responsável por uma série de tradições e manifestações artísticas, que foram trazidas para o país pelos africanos que foram trazidos para cá como escravos.
“As africanidades me ofertam conexões com a ancestralidade, por ser um elemento primordial da origem da raça-humana, transado por saberes milenares adquiridos no contato com a Natureza. Estes saberes são resultantes das experiências vividas e disseminadas durante a expansão Bantu na região subsaariana por três milênios, alcançando 9 mil km², transitando num percurso geográfico de Camarões ao Oceano Índico”, disse Paulo Fernandes em entrevista à plataforma da OCBAL sobre seu trabalho.