Edmar Geraldo Ribeiro leciona na Faseh e foi o melhor classificado do Brasil
O professor da Faseh, Edmar Geraldo Ribeiro, ganhou o prêmio internacional acadêmico Paul Dudley White, da American Heart Association (AHA) 2023, pelo resumo: “O Efeito de intervenção de telemedicina na redução de hospitalizações por insuficiência cardíaca no Brasil: um ensaio clínico randomizado”. A entrega do prêmio acontecerá durante o evento científico da AHA na Philadelphia, na Pennsylvania, USA, entre os dias 11 e 13 de novembro.

Docente da Faseh, localizada em Vespasiano, Edmar Ribeiro leciona a disciplina Team Based Learning para 2ª e 4ª etapas do curso de Medicina da instituição, cujo curso integra a Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. O trabalho que conquistou o prêmio tem como principal objetivo avaliar a efetividade da adição de estratégias de telemedicina na redução da internação relacionadas à insuficiência cardíaca em pacientes que receberam alta hospitalar.
“Receber o prêmio como o resumo mais bem classificado do Brasil nas Scientific Sessions 2023 é muito gratificante e demonstra a importância da equipe interdisciplinar e da gestão do cuidado. Esse reconhecimento é um incentivo para aperfeiçoamento em minha trajetória acadêmica, de pesquisa e na contribuição para formação e qualificação de futuros profissionais”, revela o professor.
Telemedicina efetiva
Enfermeiro, docente do curso de Medicina da Faseh e doutorando da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG), Ribeiro produziu um ensaio clínico randomizado, realizado em seis hospitais públicos de Belo Horizonte, com intervenção de e telefônico semanal estruturado por um enfermeiro para avaliar o monitoramento diário de peso, pressão arterial e frequência cardíaca coletados pelo paciente, investigar sinais de descompensação, avaliar barreiras de adesão ao tratamento e promover educação para autocuidado, incluindo dosagem flexível de diuréticos. Também estava disponível um programa educacional, com mensagens unidirecionais e bidirecionais.
Premiação
O prêmio Dr. Paul Dudley White, que leva o nome de um dos fundadores da AHA e um dos primeiros líderes em cardiologia preventiva, é concedido ao autor principal e coautores com o resumo mais bem classificado do Brasil nas Scientific Sessions 2023 para a American Heart Association. O trabalho tem como coautores a professora da EEUFMG, Deborah Carvalho Malta (orientadora); a professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Luisa Campos Caldeira Brant (coorientadora); a pós-doutoranda da EEUFMG, Regina Bernal; a professora da EEUFMG, Lilian Rezende; os professores da Faculdade de Medicina da UFMG, Graziela Chequer e Antonio Luiz Pinho Ribeiro; o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Tulio Franco e os bolsistas de Iniciação Científica, Bárbara Temponi, Daniel Vieira e Julia Buback.
Autora:
Júlia Medeiros