A motivação é fator essencial para um bom desempenho no local de trabalho. Isso porque enquanto seres humanos que somos, precisamos nos afirmar continuamente naquilo que fazemos.
Para Chiavenato (2006), motivação é o que impulsiona uma pessoa a agir de determinada forma, seja por fatores externos ou internos, com o objetivo de satisfazer necessidades. Ele também enfatiza que a motivação é um processo complexo que influencia o comportamento humano e o desempenho nas organizações.
A motivação é um processo cíclico, Chiavenato dividiu em: equilíbrio –estímulo/incentivo – necessidade – tensão – ação/comportamento – satisfação – equilíbrio.
O que não gera satisfação não gera equilíbrio, e isso afeta nossa saúde mental, abalando não só a motivação no trabalho, mas em outras áreas de nossas vidas.
Somos desafiados todos os dias, seja pelas dificuldades, seja pela capacidade de lidar com o outros no ambiente de trabalho, e temos duas opções: lidar com a situação e resolver ou ignorar e ir levando até onde conseguir.
A partir de maio de 2025, todas as empresas no Brasil serão obrigadas a implementar medidas para promoção da saúde mental de seus funcionários, isso decorre da atualização da Norma Regulamentadora n.01 (NR-1), realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que incluiu a avaliação e gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Com as novas regras aprovadas recentemente, as instituições precisam urgentemente implementar campanhas e atendimentos voltados a saúde mental de seus funcionários.
Contudo, é preciso ainda saber identificar tais comportamentos e, sobretudo entender como saber se estamos desmotivados. Faça uma pergunta a si mesmo: Ao me levantar todos os dias, estou desmotivado e sem vontade de ir trabalhar">