Com foco em edição de vídeo, a formação oferece vagas gratuitas para docentes, servidores técnicos e estudantes de licenciatura de todos os campi do Instituto Federal de São Paulo. A certificação é reconhecida pelo IFSP e as inscrições estarão abertas até o dia 27 de abril.
Utilizar o audiovisual em sala de aula, da mesma forma como se usa tesoura e cola: esse é o mote principal do Minuto Escola, que já formou mais de 4.500 alunos em 13 estados da federação e recorre ao formato Minuto para transformar educadores em mediadores de conhecimento, através da produção de vídeos pela própria comunidade escolar e da reconfiguração da sala de aula em um espaço de expressão e pluralidade.
“Nossa estratégia no Minuto Escola é a de concentrar a abordagem na característica seminal e estrutural da linguagem do audiovisual: a montagem e a edição, a agem de um plano para outro, a transição de uma unidade de tempo e espaço para outra. Entender a dinâmica da montagem no audiovisual é tão importante quanto entender como se estrutura uma frase na língua portuguesa: sujeito, predicado e verbo.” afirma Marcelo, criador e coordenador pedagógico do Minuto Escola.
“Hoje em dia, é comum ouvir a frase: ‘todo mundo faz vídeos’. O mais correto, porém, seria dizer que todo mundo capta imagens, já que em 95% dos vídeos publicados em redes sociais não há corte, não há o exercício da montagem”, complementa.
Muito além dos likes, um novo mapa afetivo dentro da sala de aula:
O Minuto Escola desmistifica o uso do audiovisual e estimula a produção de vídeos como ferramenta pedagógica capaz de propor novas relações de aprendizagem, configurando, assim, um novo mapa afetivo dentro da sala de aula. O audiovisual gera empatia direta nos estudantes, propondo uma linguagem em que eles já são parcialmente alfabetizados; inverte a relação de poder do saber entre professores e estudantes, já que dos botõezinhos os estudantes geralmente entendem mais; exercita o fazer coletivo, excelente para o confronto e a acomodação das ideias e dos egos; estimula os diferentes tipos de inteligências dos alunos: o tímido desenha o storyboard, o organizado e “CDF” vira o produtor, os expansivos atuam, o observador e meticuloso assume a câmera, o bagunceiro será o diretor; potencializa o uso do celular, transformando-o num poderoso instrumento de descoberta de novos conhecimentos e sentidos e, além disso, qualifica as relações online: muito além dos likes, a produção dos vídeos-minutos envolve corpos em movimento, suor e dinâmicas coletivas complexas.
A relação de turmas abertas, assim como o formulário de inscrição, estará disponível no site do projeto: https://www.minutoescola.com.br/
O projeto também conta com um site de acervo, contendo exercícios de vídeo realizados por cursistas ao longo das edições: www.videonaescola.com.br
O Minuto Escola 2025 conta com patrocínio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
SERVIÇO:Curso Minuto Escola 2025 Público: docentes, servidores técnicos e estudantes de licenciatura do IFSP Formato: 100% online Carga horária: 30 horas Inscrições: Até 27 de abril pelo site: https://www.minutoescola.com.br/ Gratuito Contato, dúvidas e parcerias institucionais: [email protected] |
Autor:
Leonardo