17.7 C
São Paulo
sexta-feira, 23 de maio de 2025

Cinco critérios para escolher um curso de medicina em 2025

Crescimento expressivo na oferta levanta dúvidas sobre qualidade do ensino e da infraestrutura das universidades, condicionando pais e estudantes a análises cada vez mais cautelosas no momento de tomar uma decisão


Só no ano ado foram abertas pelo menos 4.8 mil vagas em 64 novos cursos de medicina pelo Brasil. Os números são quase quatro vezes superiores ao registrado em 2023, quando o MEC autorizou pouco mais de 1.3 mil vagas em apenas 10 cursos.

O crescimento expressivo na oferta de cursos e vagas reforça transformações profundas na área médica, impulsionadas por inovações tecnológicas, novas abordagens pedagógicas e necessidade de adaptação das escolas médicas às demandas do mercado. Por outro lado, também levanta debates sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura necessária para a formação adequada dos novos profissionais no país.

Com tantas mudanças em perspectiva, o Centro Universitário Unifacisa, uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, elencou cinco critérios para auxiliar pais e estudantes na escolha do curso superior.


1. Escolha uma faculdade autorizada pelo MEC

O ano ado foi marcado por intensa judicialização pela abertura de novos cursos. Enquanto o governo busca equilibrar a oferta de vagas e garantir a qualidade da formação médica, instituições recorrem à Justiça para viabilizar a operação. Em 2024, o Ministério da Educação indeferiu 65 solicitações de novos cursos que não atendiam plenamente aos critérios estabelecidos pela portaria do Governo Federal.

Nos últimos meses, pelo menos 2 mil vagas pleiteadas judicialmente foram autorizadas pelo MEC. Entretanto, caso a pasta consiga reverter essas decisões, as autorizações podem ser revogadas, gerando extrema insegurança para os alunos. Diante desse contexto, crescer a importância de escolher instituições de ensino que reúnam tradição no mercado, transparência na oferta de vagas e bons indicativos de qualidade.


2. Prefira um município com cenário favorável ao ensino

No ano ado, o STF decidiu que novos cursos de medicina só serão abertos em municípios que atenderem os critérios estabelecidos pela Lei do Mais Médicos. Por outro lado, o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece que sete em cada dez municípios que pleiteiam novas escolas médicas não possuem infraestrutura adequada. Os problemas vão desde ausência de hospitais de ensino até insuficiência de leitos no SUS e equipes de saúde da família.

Em Campina Grande, cidade paraibana sede da Unifacisa, estudantes encontram uma próspera infraestrutura na área da saúde, com indicativos de destaque também em qualidade de vida, sustentabilidade, cultura e educação. Segundo pesquisa mais recente de Região de Influência das Cidades (Regic), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município está entre os 10 destinos mais buscados do país para o ao ensino superior.


3. Priorize instituições com hospitais de ensino e locais de prática

Esses centros, que integram ensino, pesquisa e atendimento médico, são fundamentais na formação de futuros especialistas. Nos hospitais-escola, estudantes e residentes vivenciam de perto a prática clínica. Sob orientação de professores e médicos experientes, podem ir além da teoria, lidando com a complexidade dos casos clínicos e aprendendo a importância do cuidado humanizado e de qualidade.

Na Unifacisa, os estudantes têm à disposição um moderno centro de estudo especializado nas dependências do Hospital HELP. Inaugurado em 2023, o empreendimento conta com 400 leitos, incluindo UTI para o atendimento adulto, pediátrico e neonatal, 25 salas de procedimentos cirúrgicos e espaços para realização de partos humanizados e neurocirurgias. O Help também é voltado para o atendimento do SUS, por meio do qual já realizou mais de 13 mi procedimentos e exames.


4. Comece a pensar em sua especialização

Se o número de médicos no Brasil quase dobrou nas últimas duas décadas, fazer a diferença em meio a tanta concorrência ou a ser questão de sobrevivência. Uma especialização ou pós-graduação na área médica também pode trazer novas perspectivas profissionais. Muitos estudantes desenvolvem interesse pela docência e produção científica, enveredando pelos caminhos do ensino e pesquisa. Portanto, analise se a instituição de ensino fornece os locais de prática necessários para continuar investindo na carreira.

O campus da Unifacisa possui 26 laboratórios para pesquisa, ensino e extensão, três bibliotecas e um teatro de 740 lugares. No ecossistema de medicina da universidade há ainda quatro clínicas escolas de várias especialidades (psicologia, odontologia, medicina veterinária entre outros) e dois dos mais modernos hospitais de oftalmologia da Paraíba – uma unidade Hospital de Olhos HBOL e duas unidades do hospital Visão. A Universidade possui processo seletivo para residência médica em Oftalmologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina da Família e Comunidade e Ortopedia e Traumatologia. Já os cursos de pós-graduação estão disponíveis em Medicina do Trabalho, Psiquiatria, Medicina da Dor, Dermatologia, Medicina do Exercício e do Esporte e Ginegologia Ambulatorial.


5. Conheça a metodologia de ensino

Estudantes de medicina têm contato com uma grande quantidade de conteúdo. Desenvolver a capacidade de absorção desses materiais de maneira autônoma e participativa, portanto, torna-se um exercício primordial no processo de formação. Além disso, aliar tecnologia ao ensino é cada vez mais necessário para acompanhar o avanço vertiginoso do conhecimento científico.

Inovadora e pioneira no Brasil, a metodologia ativa com aprendizagem centrada no aluno foi desenvolvida pela Unifacisa em parceria com a Universidade de Maastricht, na Holanda. A intenção é dar mais autonomia ao aluno com conhecimento aliado ao exercício da prática, permitindo o melhor desenvolvimento das habilidades profissionais. O ensino aplicado ao cotidiano facilita o aprendizado e incentiva o profissional a evoluir dentro da sua área. 

Sobre a Unifacisa

Fundado em 1999, o Centro Universitário Unifacisa é uma instituição dedicada à excelência educacional, sendo referência em tecnologia, inovação e empreendedorismo. Localizada em Campina Grande (PB), a universidade faz parte de um conglomerado de empresas segmentadas nas áreas de educação, esporte, cultura, saúde e desenvolvimento social. A moderna infraestrutura inclui uma emissora de televisão, teatro, clínicas-escola, um time de basquete, complexo esportivo, o Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP), a Escola Superior de Aviação Civil (ESAC), um museu e a premiada Fundação Pedro Américo.

Autora:

Debora Nogueira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio