18.5 C
São Paulo
sexta-feira, 23 de maio de 2025

Como desenvolver jogos eletrônicos com apoio da Inteligência Artificial

  Pesquisa realizada comprova que 68% dos brasileiros usam a I.A nos jogos

A Inteligência Artificial tem estado cada  vez mais presente  no universo dos games e e-Sports. Uma pesquisa realizada pela Games Brasil em 2024, comprovou que pelo menos 73,9% dos brasileiros possuem o hábito diário de jogar alguma modalidade digital. 85% desses jogadores conhecem ou já ouviram falar Inteligência Artificial enquanto 68% utilizam durante a prática. 

O uso e aplicação  da Inteligência Artificial durante o processo de elaboração de imagens, áudios e textos está como uma das principais tendências para o futuro. A mesma pesquisa PGB Brasil entrevistou cerca de 13 mil brasileiros e comprovou a rápida popularização de ambas em âmbito nacional.  

De acordo com o advogado catarinense Bruno Cassol, sócio do escritório Marques & Oliveira Advogados, jogos de estratégia em tempo real (RTS) utilizam o modelo de inteligência artificial hierárquico tendo seus programas divididos em camadas de decisão estratégia e tática. “Para ilustrar o que se busca entender, podemos tomar como exemplo um jogo de estratégia que tenha como características a exploração das habilidades lógicas de um jogador, tais como gerenciamento de recursos, análise de cenário e oportunismo”.  

Como a I.A pode auxiliar no desenvolvimento dos jogos?

O processo de criação do roteiro e personagens são uma das etapas iniciais para a criação de jogos. Hoje, existem algumas ferramentas voltadas à geração de códigos e ideias no processo criativo. “Geralmente utilizando algoritmos de vida Artificial, ou alguma técnica que considere planejamento em tempo real. Já em relação ao planejamento estratégico, é determinado o caminho de árvores, ritmo de produção, frequência de ataques, deslocamento e posicionamento”, esclarece.

Criação do roteiro 

Embora seja considerada uma das etapas mais complexas, a criação de roteiros com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial  direcionadas à elaboração de histórias pode se tornar mais fácil. “Entre os jogos notoriamente conhecidos e que tiveram grande impacto nos jogos de estratégia temos as séries Warcraft, Starcraft , Command e Conquer.  Eles trouxeram melhorias na capacidade das unidades de se locomoverem no mapa (pathfinding), e nas estratégias desempenhadas pelo computador”, aponta Bruno. 

Inteligência Artificial para personagens 

Diversas modalidades de jogos eletrônicos e até mesmo durante os campeonatos de e-Sports e realizada uma interação com apoio do NPCs, o uso da Inteligência Artificial no diálogo pode de certa forma contribuir e ao mesmo tempo gerar incertezas. “A Inteligência Artificial centrada nos seres humanos consiste numa abordagem mais empírica, envolvendo hipóteses e confirmação experimental, que medem o nível de sucesso em termos de fidelidade em relação ao desempenho humano. Já a racionalista envolve a combinação matemática e engenharia, sendo sustentada por modelos formais. Entre os exemplos mais conhecidos, podemos citar a Unreal Engine, uma das ferramentas líderes na indústria, que oferece avançadas capacidades de IA para melhorar esse processo. A Unreal Engine utiliza Árvores de Comportamento e Percepção de IA para criar NPCs com ações complexas e reações realistas a estímulos como sons e movimentos. Com aprendizado de máquina, esses personagens evoluem com base nas ações do jogador, tornando a experiência de jogo dinâmica e personalizada. Essas ferramentas fazem da Unreal Engine uma escolha essencial para desenvolver jogos imersivos e envolventes”.

Autora:

Luana Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio