O que Ribeirão Preto, Sorocaba e São José dos Campos tem em comum além de serem cidades localizadas no estado de São Paulo? Todas estão com suas populações em torno de 700 mil habitantes , e a cada dia recebem mais pessoas oriundas da capital do estado, São Paulo a décadas demostra saturação: transito caótico, custo de moradia elevado e falta de qualidade de vida, visto isso, é cada vez maior o numero de profissionais que buscam a mudança para o interior do estado, todo esse movimento faz o setor imobiliário dessas cidades estarem em alta, girando uma maquina bilionária no setor da construção civil e todo o serviço que a rodeia, alimentação, vestuário, transporte, serviços. Se a duas décadas atrás para comprar novidades e conhecer tendências em diversos setores era necessário se dirigir a capital , hoje se encontra praticamente tudo no comercio e nas empresas que se instalaram nessas cidades, que funcionam como mini capitais de suas respectivas regiões , mediante isso o mercado imobiliário precisa evoluir e se readaptar , procurando levar serviços de qualidade semelhantes aos que já existem na capital, isso inclui a mão de obra da construção desde o planejamento dos empreendimentos a execução do serviço, ando pelo atendimento ao cliente por parte do corretores de imóveis e das próprias imobiliárias que devem buscar capacitar seus colaboradores, no geral esse é um dos maiores desafios do interior, não perder a facilidade de uma cidade menor, e ao mesmo tempo conseguir entregar um serviço de qualidade. Especificamente a região de Ribeirão Preto também é uma porta de entrada dos demais estados da região sudeste sobre tudo o Sul e sudoeste mineiro, visto que a cidade abriga dezenas de instituições de ensino tanto privadas como UNAERP, FAAP, Barão de Mauá entre outras , e públicas como a universidade de São Paulo – USP. , e em construção o instituto federal de São Paulo – IFSP, que depois de construído deve abrir cerca de 1.400 mil vagas entre cursos técnicos e superiores, esse deve reaquecer o mercado imobiliário da região do bairro Campos Elíseos um dos primeiros bairros da cidade. Podendo refletir ate mesmo na área central devido a proximidade do bairro com a região.

Região Sul da cidade de Ribeirão Preto – SP
PODER PÚBLICO
Se por um lado o investimento da iniciativa privada a cerca do desenvolvimento dessas cidades, está em amplo crescimento, Não podemos esquecer que se tratando do ente público temos: burocracia , falta de mão obra competente, e corrupção que atrasam e muito a expansão e o crescimento dessas cidades, é muito comum uma simples ponte ou viaduto demorar anos para ser construído, falta de um plano diretor eficiente , para desenvolvimento de determinadas regiões do município, faz esse crescerem de forma desordenada sem estrutura, sem pensar no pedestre e no meio ambiente.

Viadutos Profissionais da Saúde construídos em 2021 em Ribeirão Preto – SP
Autor:

PAULO HENRIQUE QUELUZ.
Possui ensino superior em Gestão de empresas pelo Centro Univ. Barão de Mauá (2013) Extensão em Direito Imobiliário pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP