Terapeuta Tântrica Alisha explica a diferença e dá algumas dicas.
Recentemente, a cantora Ivete Sangalo viralizou ao compartilhar em uma entrevista que vinha praticando a solitude durante seus treinos, destacando a importância de estar consigo mesma, em silêncio, se escutando. A fala da artista chamou a atenção e despertou reflexões em muitas mulheres e a terapeuta tântrica e holística, Alisha, vê esse movimento com muito entusiasmo.
A solitude não é apenas estar só. Ela é, na verdade, uma escolha consciente de estar em sua própria companhia, como uma forma de se reconectar, se fortalecer emocionalmente e se ouvir de verdade. Em um mundo que constantemente nos empurra para o externo, exigindo que estejamos sempre acompanhadas, produtivas, conectadas, escolher momentos de solitude é quase um ato de rebeldia e de amor próprio.
Conversamos com a terapeuta tântrica, Alisha, e ela nos explicou o que é solitude na perspectiva terapêutica:
“Solitude é presença. É quando escolhemos estar só não por carência, mas por desejo de autocuidado e reconexão com nossa essência. Diferente da solidão, que costuma vir carregada de vazio e sofrimento, a solitude é nutritiva. Ela permite que a mulher ouça seus próprios pensamentos, perceba suas emoções, entenda seus desejos e se olhe com mais verdade e carinho.”, comentou Alisha.
A profissional destacou alguns benefícios dessa prática para as mulheres:
“O autoconhecimento profundo permite identificar padrões, necessidades que muitas vezes am despercebidas. Fortalecimento da autoestima ao perceber que sua própria companhia é valiosa, a mulher a a se validar mais, reduzindo a necessidade de aprovação externa. Relacionamentos tendem a ser mais saudáveis pois a solitude faz a pessoa ser mais seletiva e consciente na hora de se relacionar, seja em amizades ou em relacionamentos amorosos. Empoderamento emocional, a solitude desenvolve a capacidade de lidar melhor com as emoções e desafios sem depender do outro como fonte de equilíbrio.” finalizou a profissional.
De acordo com Alisha, quando figuras públicas como Ivete Sangalo fala sobre solitude, elas abrem caminhos para que mais mulheres compreendam que estar bem consigo mesmo é uma forma poderosa de autocuidado. É uma escolha que promove saúde emocional, autenticidade e liberdade.
Foto: Divulgação.
“Convido cada mulher a experimentar um tempo de qualidade consigo mesma. Pode ser uma caminhada, uma ida ao café sozinha, uma massagem tântrica, um banho consciente. O importante é que seja um momento seu, de conexão com a mulher mais importante da sua vida: Você!”, aconselhou.
Alisha é influenciadora digital, terapeuta corporal tântrica, é especialista em autoconhecimento corporal e bem-estar sexual. Seu trabalho envolve palestras, workshops e cursos voltados para promover autoestima e confiança. Com mais de 500 mil inscritos no YouTube no “Canal da Alisha”, ela usa as redes sociais para mostrar como o prazer pode ter um efeito terapêutico, transformando vidas em diferentes áreas, como desenvolvimento pessoal e carreira. Alisha já participou também do reality show “Se Sobreviver Case”, exibido pelo Globoplay, além de desfilar como destaque pela escola de samba, Rosas de Ouro, campeã do Grupo Especial de São Paulo, em 2025.
Autora:
Nataly Pereira