Os óculos são os objetos que fazem o homem enxergar o mundo. Depende dos óculos. Há bons óculos que fazem o homem enxergar nitidamente. Todavia, há óculos ruins que fazem o homem enxergar embaçado. Quando se coloca os óculos bons, enxerga-se o mundo tal como ele é. Quando se coloca os óculos ruins, lentes embaçadas, arranhadas ou avariadas, enxerga-se o mundo de maneira distorcida.
Os óculos bons têm boas lentes. Não são avariadas, embaçadas ou arranhadas. Com os bons óculos, enxerga-se o mundo tal como ele é: com as cores nítidas, vívidas e belas. Não estranhe este fato, pois há muitos que usam óculos ruins e possuem a imagem distorcida do mundo, ou seja, tal como ele não é. Não o enxergam de fato como é, mas como os óculos lhes condicionam a ver.
Os óculos ruins fazem enxergar embaçado. Não se enxerga as cores vívidas, belas e nítidas. O mundo é não-belo com estas lentes avariadas, arranhadas e embaçadas. Por isso deve-se procurar bons óculos: para que não tenha a visão de algo que não é.
As pessoas enxergam o mundo com lentes embaçadas, avariadas e arranhadas: não enxergam as cores vívidas, nítidas e belas. Mas, esta visão é pessimista, distorcida e não é nítida ou será que o mundo está mais embaçado, sem cor e avariado? O que se vê é que os óculos estão perfeitos, mas o mundo está de cabeça para baixo. Está embaçado, avariado e sem a cor de outrora.
O óculos estão em perfeito estado, mas o mundo é que está todo errado.
Autor:
Erick Labanca Garcia. Graduando em Direito do 5° Período UNIFAGOC, estagiou no Procon, estagiário da DPMG, escritor de artigos de opinião, ensaios e artigos científicos da área jurídica.