19.9 C
São Paulo
sexta-feira, 23 de maio de 2025

EMS celebra os 26 anos dos medicamentos genéricos com iluminação do Cristo Redentor, no Rio

Ação chama a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro, em uma iniciativa pioneira da empresa em 2000

Brasília, maio de 2025 –No Dia Nacional do Medicamento Genérico, a EMS – maior laboratório farmacêutico no país – promoveu uma ação simbólica e de grande visibilidade: a iluminação em azul do monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em um movimento para enaltecer esse marco para a saúde no Brasil. A iniciativa se tornou uma tradição para a farmacêutica e é uma homenagem à categoria que transformou o o à saúde no país.

A iluminação deste importante monumento nacional, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, ocorreu às 20h30 desta terça-feira (20), na presença de executivos da empresa e outros representantes do setor. Busca chamar a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro, em 2000 – ano em que a EMS também se tornou pioneira na produção e comercialização desses medicamentos no país. Naquele ano, foram colocados no mercado a ranitidina, a ampicilina e a cefalexina.

“A data marca uma transformação histórica na saúde do Brasil, da qual temos muito orgulho de fazer parte e de sermos os primeiros a fomentá-la. Um divisor de águas em questão de mais qualidade de vida e bem-estar para a população brasileira, sem dúvida. E, ao iluminar novamente um ponto tão emblemático como o Cristo Redentor, queremos continuar chamando a atenção para essa data tão significativa, reforçar a relevância dos genéricos e seu impacto direto na vida de milhões de pessoas”, afirma Cauê Nascimento, diretor-executivo de Genéricos da EMS.

O executivo reforça que, “ao longo desses 26 anos (desde a legislação que estabeleceu os genéricos no Brasil – lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999), a categoria evoluiu, conquistou credibilidade perante a classe médica e consumidores, e se consolidou como um pilar essencial na democratização do o à saúde, se fazendo presente em milhões de lares que hoje reconhecem a sua importância, eficácia e segurança”.

Como parte da ação do Dia Nacional do Medicamento Genérico 2025, a EMS também realizará a doação de medicamentos MIP (isentos de prescrição médica) para projetos sociais atendidos pelo Consórcio Cristo Sustentável.

Ação com embaixadores

Nesta terça-feira (20), a ação de iluminação do monumento ao Cristo Redentor e a homenagem aos genéricos e ao pioneirismo da EMS no segmento estarão também destacadas nas redes sociais, nas páginas proprietárias da empresa (@emsfarmaceutica) e em postagens relacionadas a serem feitas pelos embaixadores da marca Rodrigo Faro (@rodrigofaro), Amanda Meirelles (ameirelles) e Erika Schneider (@erikaschneider).

Liderança em genéricos

Pioneira na produção e comercialização de genéricos, no ano de 2000, a EMS lidera o segmento desde 2013 e conta hoje com o maior portfólio do Brasil, com cerca de 400 apresentações de produtos.

A EMS movimenta mais de R$ 3,3 bilhões de faturamento por ano (IQVIA abr/25) no segmento. Atualmente, a companhia detém 16,0% de market share em valor e comercializou mais de 287 milhões de unidades só em 2024. Mensalmente, são mais de 23 milhões de caixinhas de genéricos dispensadas — o equivalente a 32 mil vendidas por hora e 555 por minuto em todo o Brasil —, consolidando o compromisso da EMS com o o à saúde e medicamentos. Nos últimos 12 meses, o mercado de Genéricos cresce 8,5% em unidades, enquanto a EMS cresce 10,5%, conquistando ainda mais espaço nas casas dos brasileiros, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida.

Pelo quinto ano consecutivo, a marca foi reconhecida em 2024 como a mais lembrada pelos consumidores na categoria de genéricos, de acordo com a pesquisa Top of Mind, do Instituto Datafolha e do jornal Folha de S.Paulo.

Genéricos: economia, confiança e saúde

Com eficácia e segurança comprovadas, os genéricos conquistaram a confiança de médicos e pacientes. Segundo a PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares), cerca de 79% dos brasileiros afirmam comprar ou já terem comprado medicamentos dessa categoria, cujo preço é pelo menos 35% inferior ao do medicamento de referência – podendo chegar a até 90% de economia.

Hoje, os genéricos representam 35% de todos os medicamentos comercializados no Brasil. Apenas em 2024, mais de 5,6 bilhões de caixas foram vendidas no país. Ao longo dos anos, a categoria já gerou uma economia que ultraa R$ 346 bilhões para os consumidores brasileiros, de acordo com a entidade.

Sobre a EMS

A EMS é o maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 19 anos consecutivos, e pertencente ao Grupo NC. Com mais de 60 anos de história e 7,3 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e non-retail, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. A empresa possui unidades produtivas em Hortolândia (SP), onde está o seu tecnológico Centro de P&D e a moderna fábrica de embalagem de medicamentos sólidos; em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF), e em Manaus (AM), atuando com a Novamed, uma das maiores fábricas mundiais de medicamentos sólidos. Também está na Sérvia, com a farmacêutica Galenika, e na Itália, com o laboratório de pesquisas Monteresearch. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia, por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA); e com a Brace Pharma, também em Atlanta, mantendo parcerias para buscar o que há de melhor e mais inovador em áreas terapêuticas como oncologia, virologia e imunologia. Trilhando um caminho sólido de inovação e internacionalização de seus produtos e de consolidação como potência global, a EMS inaugurou em 2024 a primeira fábrica do Brasil de peptídeos, capaz de produzir para o país e para o mundo análogos de GLP-1 como liraglutida e semaglutida, voltadas ao tratamento da obesidade e diabetes tipo 2. Com negócios em 56 países, a EMS tem um dos maiores números de estudos clínicos do país e aproximadamente 100 patentes concedidas ou em análise pelo Brasil e pelo mundo. Ainda, mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como mais uma forma concreta de promover saúde e qualidade de vida.

Autora:

Sarah Farias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio